Dicas para treinar o seu novo cão a fazer cocô e xixi no local certo

Um dos aspectos mais estressantes de ter um novo filhote - e às vezes até um cachorro adulto - é saber como treiná-lo na hora de  fazer as necessidades no local certo. Geralmente, leva de quatro a seis meses para que um filhote fique totalmente treinado, por isso é importante ter paciência no processo. Para ajudar a tornar as coisas um pouco mais fáceis para você, reunimos quatro dos métodos mais comuns, além de algumas dicas gerais.

 

  1. Treinamento de cercado. Os cães não querem sujar intencionalmente suas próprias camas, portanto, manter seu pet em um cercado durante a noite ou enquanto estiver longe de casa pode ajudar a ensiná-lo a controlar melhor a bexiga.
  2. Portinha do cachorrinho. Se você tem um quintal fechado, pode ensinar seu cão a sair pela portinha de cachorro. Embora esse método possa não ser uma opção para todos, ele pode ser conveniente para os proprietários de cães que permitem que seus pets entrem na casa enquanto estiverem fora.
  3. Sinos. Os sinos são uma maneira divertida e diferente de criar um filhote um pouco mais velho. Ao usar o método da campainha, você dará ao seu cão a capacidade de informar quando ele precisa sair. Coloque os sinos na porta que você usa para levá-lo para fora, chame a atenção para o sino e, se ele tocar nele com o nariz, dê-lhe uma recompensa. Continue associando o sino a sair para fazer as necessidades e, depois de algum treino, ele logo estará tocando o sino por conta própria.
  4. Tapete higiênico. Para alguns donos de cães - especialmente aqueles em apartamentos ou com problemas de mobilidade -, os tapetes higiênicos são uma opção para treinamento. Coloque o tapete em uma área familiar que seja facilmente acessível o tempo todo e mantenha-o lá para evitar confusão. Quando chegar a hora do seu cão se aliviar, leve-o para o tapete higiênico e incentive-o a usando o reforço positivo.

 

Dicas rápidas de treinamento

  • Mantenha seu filhote em um horário de alimentação regular e remova os restos de comida entre as refeições. Isso tornará a agenda do banheiro mais previsível, o que pode ser útil para evitar acidentes.
  • Use uma linguagem consistente com seu cão toda vez que você o levar para fazer suas necessidades, para que ele associe o comando à ação.
  • Verifique se o seu cachorro não está passando um tempo sozinho ou se escondendo em outra sala onde ele pode fazer suas necessidades em locais inadequados. Você pode até mantê-lo em uma coleira longa enquanto estiver em casa que ajude a ficar de olho nele.
  • Leve seu filhote para fazer as necessidades todas as manhãs e depois uma vez a cada 30 minutos a uma hora depois disso, de quando você havia começado.
  • Ao levar seu filhote no local designado para as necessidades, leve-o ao mesmo local todas as vezes. O olfato dele o ajudará a lembrar para onde deve ir.
  • Quando seu filhote faz suas necessidades no lugar certo, elogie-o ou dê-lhe uma recompensa para reforçar o bom comportamento.

 

Lembre-se, quando você treina um cão, você também treina a si e à sua família a adotar bons hábitos. Você precisa ser vigilante, consistente e oportuno para ajudar a impor bons comportamentos ao seu novo cão.

 

Informações de segurança

NexGard® é destinado apenas para cães. As reações adversas relatadas com mais frequência incluem vômito, coceirapele seca/escamosa ou irritada (prurido), letargia, diarreia e falta de apetite. O uso seguro de NexGard® em cães gestantes, reprodutores ou lactantes não foi avaliado. Use com cautela em cães com histórico de convulsões ou distúrbios neurológicos. Em caso de dúvidas consulte o médico-veterinário.

 

Para mais informações, clique aqui .