O seu cão apresenta ácaros?

A infestação de ácaros, também chamada de sarna, pode causar irritação severa na pele ou na orelha e afetar a qualidade de vida do seu cão. 

A dosagem mensal simples de NexGard SPECTRA® ajuda a manter seu cão saudável, tratando e controlando os ácaros causadores da Sarna de ouvido.

Sarna de Ouvido em cães

Embora não sejam uma ameaça à vida, os ácaros causadores da Sarna de Ouvido (ou Sarna Otodécica), podem causar muita irritação e lesões nos cães . Dê uma olhada em como lidar com eles.

Os ácaros de ouvido podem até não ser tão fatais quanto os carrapatos, mas ainda assim podem tornar a vida muito desagradável para o seu amigo peludo.

Para o seu amado pet, os ácaros de ouvido podem causar intensa irritação e desconforto nos ouvidos. Esses minúsculos parasitas se alimentam de cera e óleos nos canais auditivos do seu cão e levam a sinais como:  sacudir ou coçar a cabeça, esfregar e coçar as ouvidos, podendo ocasionar inflamação e infecções de ouvido secundárias, as otites.

Como tutor de um animal de estimação, você deseja que seu cão seja feliz e saudável, então continue lendo para aprender mais sobre os ácaros de ouvido e da sarna otodécica em cães.

Meu cão apresenta ácaros de ouvido?

Os ácaros são pequenos parasitas que podem viver sobre ou na pele do seu cão.  Embora os ácaros sejam muito pequenos (geralmente exigindo um microscópio para serem vistos), eles podem ser um grande problema para seu cão, portanto, a prevenção é a chave para mantê-lo saudável e feliz.

Os ácaros de ouvido, cujo nome é Otodectes cynotis, causam a condição chamada de Sarna de Ouvido. Estes ácaros vivem no canal auditivo e na pele ao redor. Os sinais de infestação, geralmente incluem irritação da pele, coceira ao redor das orelhas, cabeça e pescoço, balançar a cabeça, a presença de secreção escura e cerosa (semelhante a borra de café) no ouvido e um odor desagradável nas orelhas. A infestação por ácaros de ouvido também pode permitir que uma infecção bacteriana ou por levedura, ocorra nas orelhas do seu cão, o que pode aumentar a severidade desses sinais.

Os ácaros de ouvido em cães, são altamente contagiosos e podem ser facilmente transmitidos a outros cães por meio de interações sociais, como dormir ou brincar juntos.

Se o seu cão está apresentando sinais de irritação na orelha, é recomendável procurar atendimento veterinário, pois além da Sarna de Ouvido, há várias causas possíveis.

Como identificar a Sarna de Ouvido em cães

Como o nome sugere, os ácaros de ouvido habitam os canais auditivos e a pele ao redor. Os sinais de infestação geralmente incluem irritação da pele; coceira ao redor das orelhas, cabeça e pescoço; balançar a cabeça; presença de secreção escura e cerosa (semelhante a borra de café) no ouvido e um odor desagradável nas orelhas. A infestação de ácaros de ouvido, ou a Sarna de Ouvido, também pode permitir que uma infecção bacteriana ou por levedura ocorra nas orelhas do seu cão, agravando a condição clínica dele. Seu veterinário pode diagnosticar ácaros de ouvido observando uma amostra do canal auditivo, no microscópio. Portanto, é sempre recomendável procurar atendimento veterinário, já que além da Sarna de Ouvido, outras afecções podem acometer o ouvido do cão e somente o veterinário terá condições de fazer um diagnostico preciso. 

Protegendo seu cão dos ácaros

Proteja seu cão dos ácaros com NexGard SPECTRA®. Apenas um tablete mastigável mensal trata e controla os ácaros de ouvido, deixando seu cão livre da Sarna de Ouvido.

Como Evitar a Sarna de Ouvido?

Como acontece com todos os parasitas, prevenir é melhor do que remediar quando se trata de ácaros de ouvido. A dosagem mensal simples com NexGard SPECTRA® ajuda a manter os cães protegidos, tratando e controlando infestações por ácaros de ouvido.

Além de fornecer proteção preventiva contra parasitas ao seu cão, também é aconselhável:

  • Mantenha o seu cão longe de outros animais que tenham ou sejam suspeitos de ter ácaros do ouvido
  • Lave regularmente roupas de cama e brinquedos em água quente
  • Passe roupa de cama lavada ou utilize uma secadora para se livrar de quaisquer ácaros e/ou incômodos que possam estar por perto
Artigos
Informações de segurança

NexGard® é destinado apenas para cães. As reações adversas relatadas com mais frequência incluem vômito, coceirapele seca/escamosa ou irritada (prurido), letargia, diarreia e falta de apetite. O uso seguro de NexGard® em cães gestantes, reprodutores ou lactantes não foi avaliado. Use com cautela em cães com histórico de convulsões ou distúrbios neurológicos. Em caso de dúvidas consulte o médico-veterinário.

 

Para mais informações, clique aqui .